terça-feira, 24 de maio de 2011

Receitinha boa!

Sempre percebo a dificuldade que os vegetarianos enfrentam diariamente para se alimentar. Embora não pertença à esse grupo (apesar de comer pouca carne vermelha), admito que são muito restritas suas opções disponíveis por aí e admito também, que dá para fazer muita gostosura que não leva carne alguma. Dá pra encher a pança, salivar, querer repetir muitas vezes. Acreditem, dá!
 Além disso, sei que assim como muito bom cozinheiro(a) tem dificuldade de sair do arroz e feijão, tem também um canavial de vegetarianos que por não enfrentarem as panelas em busca de novos sabores, se alimentam de coisas chatas, sem graça ou não praticam uma alimentação completamente equilibrada e saudável.

Eu tenho um namorado vegetariano. Confesso que pra cozinheira aqui, as vezes é chato não poder fazer alguns pratos que julgo muitissimo saborosos, porque ele não vai comer. Mas ao mesmo tempo a investida no universo vegetariano é sempre algo desafiante. Conseguir deixar aquilo tudo saboroso traz satisfação, conseguir comer leve, saldável e não fazer uso da carne de nenhum animal para isso, é sim bem bacana.

Resolvi passar a receitinha criada ontem para vocês que ficarem com vontade. Nós dois aprovamos!
E, para os carnívoros de plantão, muita calma nessa hora. Nada de radicalismos e cada um com suas opções alimentares. A receita é bacana inclusive para quem adora aquela picanha vermelinha, um dia, você pode se divertir ao variar!!!!!

Bóra lá?

Kibe de soja




Ingredientes:
-1 xicara de trigo
-1 xicara de soja texturizada ( granulos pequenos)
-400g de ricota fresca
-30ml de azeite
-sal
-1 talo de cebolinha
-pimenta síria
-2 cebolas
-1 cenoura
-1/2 maço de espinafre
-1 talo de alho poró
-2 colheres de sopa de catupiry (ah! compra o de verdade, vai!)
-uma pitada de açucar
-meio dente de alho
-uma colher (chá) de manteiga



Preparo do caldo:
é bem simples minha gente, é só descascar a cebola, a cenoura e cortar o talo do alho poró ao meio primeiro na horizontal e depois na vertical e colocar em uma panela com 1L de água, deixar ferver. Atingiu a fervura, você abaixa o fogo e deixa cozinhar por uns 30min. (esse ponto antes da fervura é aquele que os cozinheiros chamam de símer, chique né?)----- se você estiver com muita preguiça, use 1 tablete de caldo pronto de legumes para 1L d'agua, aquele famosinho que até aparece o Atala na propaganda! Não acho muito legal, mas na pressa, vale mais que ir ao Mc donald's!!

Preparo da massa:
Hidrate o trigo com meio livro deste caldo que preparamos ainda quente e use o outro meio litro pra hidratar a soja. Pode hidratar tudo junto se você não quiser sujar 2 loucinhas, mas eu acho que os sabores se misturam muito e que é mais legal hidratálos separado. Depois de 30 min, escorra o excesso de caldo e misture os dois, a ricota bem amassadinha, a cebolinha bem picadinha, uma colherzinha de chá de sal, uma pitada da pimenta síria e o azeite (eu não tinha, mas você pode por hortelã também se tiver). Misture tudo com as mãos (limpaaaas!!) amasse bem e, ao contrário dos que mandam eliminar a raiva sovando pão, eu sugiro que você pense em coisas de amor, afinal é para o seu estomago que vai tudo isso.

Recheio:
Simples, simples. Lave as folhas do espinafre e corte em tiras. Refogue com um pouquinho de alho, misture o catupiry, tire do fogo quando o queijo estiver devidamente derretido e reserve.
Corte a outra cebola em tirinhas bem finas (os cozinheiros conhecem esse corte por Julienne), refogue em um pouquinho de manteiga e adicione uma pitadinha( é uma pitadinha mesmo, um quase nada) de açucar para dourar.

Para montar:
Em um refratário pequeno, você coloca uma camada generosa dessa massa, metade dela. Aperte bem. Por cima coloque o recheio de espinafre, espalhe bem e coloque as cebolas. Coloque o restante da massa em cima, aperte bem, feche devagarinho, com os dedos, as laterais.
Pronto!!!! Vai no forno por uns 30 min. e como todo forno é diferente e nem sempre estão regulados, é bem dificil dar a temperatura, mas aqui foi à 190°.

Boa sorteeeeeeeeeeeeeeeee!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário